
Camaradas, quero falar-lhes hoje das tarefas fundamentais da União das Juventudes Comunistas e, por esse motivo, do que devem ser as organizações da juventude numa república socialista, de um modo geral.
Este problema merece tanto mais a nossa atenção quanto é certo, em determinado sentido, poder-se afirmar que é precisamente à juventude a quem incumbe a verdadeira tarefa de criar a sociedade comunista. Pois é evidente que a geração de militantes educada sob o regime capitalista pode, na melhor das hipóteses, resolver o trabalho de destruir os alicerces da velha sociedade capitalista baseada na exploração. O máximo que poderá fazer será levar a cabo a tarefa de organizar um regime social que concorra para que o proletariado e as classes trabalhadoras conservem o poder nas suas mãos e para criar uma base sólida, sobre a qual poderá vir a edificar unicamente a geração que começa agora a trabalhar já em novas condições, numa situação em que não se observa a exploração entre os homens. Pois bem, ao abordar, sob este ponto de vista, o problema das tarefas da juventude, devo dizer que essas tarefas de um modo geral e da União das Juventudes Comunistas, assim como de outras organizações semelhantes, poderiam definir-se numa só palavra: aprender. Está claro que isto não passa de “uma palavra”, que não corresponde às interrogações mais essenciais: aprender o quê e como? E neste problema o essencial é que, com a transformação da velha sociedade comunista, não podem continuar a ser o que eram. Ora bem, o ensino, a educação e a instrução da juventude devem partir dos materiais que nos legou a antiga sociedade. Não podemos edificar o comunismo senão a partir da sociedade de conhecimentos, organizações e instituições, do acervo de meios e forças humanas que herdamos da velha sociedade. Só transformando o ensino radicalmente, a organização e a educação da juventude, conseguiremos que o resultado dos esforços da jovem geração seja a criação de uma sociedade que não se pareça com a antiga: isto é, a sociedade comunista. Devido a esse fato, devemos examinar detalhadamente aquilo que devemos ensinar à juventude e como esta deve aprender se quer realmente merecer o nome de juventude comunista, de que modo haverá que prepará-la para que saiba terminar e coroar a obra que nós começamos. Devo dizer que a primeira resposta, e a mais natural, parece ser a de que a união das juventudes, e em geral toda a juventude que queira o advento do comunismo, tem que entendê-lo. Mas esta resposta, “entender o comunismo”, é demasiado geral. Que haverá de fazer para aprender o comunismo? Dentre a soma dos conhecimentos gerais, que se deverá escolher para adquirir a ciência do comunismo? Ameaça-nos, neste ponto, uma série de perigos, que surgem por toda a parte cada vez que se planeja mal o trabalho de aprender o comunismo quando se entenda de uma maneira demasiado unilateral. À primeira vista, naturalmente, parece que aprender o comunismo é assimilar o conjunto dos conhecimentos expostos nos manuais, folhetos e trabalhos comunistas. Mas esta definição seria demasiado tosca e insuficiente. Se o estudo do comunismo consistisse unicamente em saber o que dizem os trabalhos, livros e folhetos comunistas, isto originaria facilmente comunistas fanfarrões, o que muitas vezes nos causaria danos e prejuízos, já que estes homens, depois de haverem lido e muito aprendido o que se expõe nos livros e folhetos comunistas, seriam incapazes de coordenar todos esses conhecimentos e de atuar como realmente exige o comunismo. Um dos piores defeitos, uma das piores calamidades que nos deixou como herança a antiga sociedade capitalista, é um completo divórcio entre o livro e a vida prática, pois tínhamos livros nos quais tudo estava exposto de forma perfeita, mas na maioria dos casos não eram senão uma repugnante e hipócrita mentira, que nos pintava um quadro falso da sociedade comunista. Por isso seria um grande erro limitar-se a aprender o comunismo simplesmente a partir do que dizem os livros. Os nossos discursos e artigos de agora não são simples repetição do que antes se disse sobre o comunismo, porque estão ligados ao nosso trabalho cotidiano, sob todos os aspectos. Sem trabalho, sem luta, o conhecimento livresco do comunismo (adquirido em folhetos e obras comunistas) não tem absolutamente nenhum valor, porque não faria mais que continuar o antigo divórcio entre a teoria e a prática, que era a característica mais repugnante da velha sociedade burguesa. O perigo seria muito maior, todavia, se quiséssemos aprender somente as consignas comunistas. Se não compreendermos a tempo a importância deste perigo, se não fizermos toda espécie de esforços para evitá-lo, a existência de meio milhão ou de um milhão de jovens de ambos os sexos, que depois de semelhante estudo do comunismo se intitulassem comunistas, causaria um considerável prejuízo à causa do comunismo. Nos é apresentada a questão de como coordenar todos estes aspectos para aprender o comunismo. Que devemos extrair da velha escola e da velha ciência? A velha escola declarava que queria criar homens instruídos em todos os domínios e que ensinava as ciências em geral. Já sabemos que era pura mentira, posto que toda a sociedade se baseava e se cimentava na divisão dos homens em classes, em exploradores e explorados. Como é natural, toda a velha escola, imbuída do espírito de classe, não transmitia conhecimentos a não ser aos filhos da burguesia. Cada uma das suas palavras estava adaptada aos interesses da burguesia. Nestas escolas, em vez de educar os jovens operários e camponeses, preparavam-nos para dar maior rendimento a essa burguesia. Educavam-nos com a finalidade de formar servidores úteis, capazes de aumentar os benefícios da burguesia, sem perturbar a sua ociosidade e sossego. Por isso, ao condenar a antiga escola, propusemo-nos extrair dela unicamente o que nos é necessário para alcançar uma verdadeira educação comunista. E agora vou tratar das censuras, das acusações que se dirigem comumente à escola antiga e que levam muitas vezes a interpretações inteiramente falsas. Diz-se que a velha escola era uma escola livresca, uma escola de adestramento autoritário, uma escola de ensino memorizador. É verdade, mas tem que se saber distinguir, na velha escola, o que é mau do que é útil, há o que saber escolher o indispensável para o comunismo. A velha escola era livresca, obrigada a armazenar uma quantidade de conhecimentos inúteis, supérfluos, mortos, que obstruíam o raciocínio e transformavam a geração jovem num exército de funcionários talhados todos pelo mesmo padrão. Mas concluir daí que se pode ser comunista sem haver assimilado o tesouro de conhecimentos acumulados pela humanidade, seria cometer um erro. Enganar-nos-íamos se pensássemos que basta saber os lemas comunistas, as conclusões da ciência comunista, sem ter assimilado a soma de conhecimentos que deram origem à teoria do comunismo. O marxismo é um exemplo de como o comunismo se enraíza da soma de conhecimentos adquiridos pela humanidade. Já terão lido e ouvido que a teoria comunista, a ciência comunista, criada principalmente por Marx, que esta doutrina do marxismo deixou de ser obra de um só socialista do século 21 realmente genial, para transformar-se na doutrina de milhões e dezenas de milhões de proletários do mundo inteiro, que se inspiram nessa teoria como base da sua luta contra o capitalismo. E se perguntarem por que é que a doutrina de Marxconquistou milhões e dezenas de milhões de adeptos na classe mais revolucionária, terão uma só resposta: é porque Marx se apoiava numa sólida base de conhecimentos humanos, adquiridos sob o capitalismo. Ao estudar as leis do desenvolvimento da sociedade humana, Marx compreendeu o caráter inevitável do desenvolvimento do capitalismo que conduz ao comunismo, e – o que é essencial – baseando-se exclusivamente no estudo mais exato, mais detalhado e mais profundo dessa mesma sociedade capitalista, assimilando plenamente tudo o que a ciência alcançara até então. Marx analisou tudo o que havia criado a sociedade humana, com espírito crítico, sem desprezar um só ponto. Analisou tudo o que havia criado o pensamento humano, submetendo-o a crítica, e comprovando-o na prática por intermédio do movimento operário; formulou a seguir conclusões que os homens que se encontravam encerrados nos limites estreitos da estrutura burguesa, ou encadeados pelos preconceitos burgueses não podiam extrair. Há que recordá-lo quando falamos, por exemplo, da cultura proletária. Se não nos apercebemos de que só se pode conceber essa cultura proletária conhecendo exatamente a cultura que a humanidade criou no decurso da sua evolução e que foi elaborando gradualmente, se não tivermos consciência desse fato, não poderemos esquecer esse problema. A cultura proletária não surge de fonte desconhecida, não brota do cérebro dos que se chamam especialistas na matéria. Seria absurdo pensá-lo. A cultura proletária origina-se, forçosamente, a partir do desenvolvimento lógico do conjunto de conhecimentos conquistados pela humanidade sob o jugo da sociedade capitalista, da sociedade dos latifundiários e dos burocratas. Estes são caminhos e os atalhos que encaminharam e continuam encaminhando em direção à cultura proletária, do mesmo modo que a economia política, transformada por Marx, nos mostrou aonde haverá de chegar a sociedade humana, indicou-nos o rumo da luta de classes, do desabrochar da revolução proletária. É freqüente ouvirmos, tanto a representantes da juventude como a certos defensores dos novos métodos de ensino, atacar a velha escola, dizendo que somente fazia aprender de cor os textos e, então, a isto lhes respondemos que, apesar disso, é preciso tirar dessa velha escola tudo o que tinha de bom. Não há que imitá-la sobrecarregando a memória dos jovens com um peso desmedido de conhecimentos (90% inúteis) e, aliás, alienados do seu contexto; mas daí não se infere, de modo algum, que possamos contentar-nos com conclusões comunistas e limitar-nos a aprender de memória os lemas respectivos. Deste modo não chegaríamos jamais ao comunismo. Para se chegar a ser comunista, tem que se enriquecer a memória com os conhecimentos de todas as riquezas criadas pela humanidade. Não queremos um ensino mecânico, mas necessitamos desenvolver e aperfeiçoar a memória de cada estudante dando-lhe fatos essenciais, pois de outra forma o comunismo seria uma extravagância e ficaria reduzido a uma fachada vazia; o comunista seria apenas um fanfarrão, se não compreendesse e assimilasse todos os conhecimentos adquiridos. Não só vocês devem assimilá-los, como fazê-lo em forma crítica, com o fim de não amontoar no cérebro um fardo inútil, mas de enriquecê-lo com o conhecimento de todos os fatos, sem os quais não é possível ser um homem culto na época em que vivemos. O comunista que se vangloria de o ser, somente por ter recebido conclusões já estabelecidas, sem haver realizado um trabalho muito sério, árduo, e extenso, sem analisar os fatos perante os quais deve adotar uma atitude crítica, seria um comunista lamentável. Nada poderia ser tão funesto como uma atitude superficial. Se compreendi que sei pouco, passarei a esforçar-me por saber mais, mas se um homem diz que é comunista e que não tem necessidade de conhecimentos sólidos, jamais se transformará em nada que se pareça com um comunista. A velha escola forjava os servidores necessários para os capitalistas; dos homens de ciência fazia pessoas obrigadas a escrever e falar ao jeito dos capitalistas. Isto significa que devemos suprimi-la. Mas se devemos suprimi-la, destruí-la, quer isso dizer que não devemos aproveitar todas as coisas necessárias que acumulou a humanidade? Significa que não devemos saber distinguir entre o que necessitava o capitalismo e o que necessita o comunismo? Em lugar do adestramento imposto pela sociedade burguesa contra a vontade da maioria, colocamos a disciplina consciente dos operários e camponeses, que aliam seu ódio contra a velha sociedade, a decisão, a capacidade e o desejo de unificar e organizar as suas forças para esta luta, com o fim de criar, com milhões e dezenas de milhões de vontades isoladas, divididas, dispersas na imensa extensão do nosso país, uma vontade única, porque sem ela seremos inevitavelmente vencidos. Sem esta coesão, sem esta disciplina consciente dos operários e dos camponeses, a nossa causa é uma causa perdida. Sem ela seremos incapazes de derrotar os capitalistas e latifundiários do mundo inteiro. Não só não chegaríamos a construir a nova sociedade comunista, mas nem chegaríamos sequer a assentar solidamente os seus alicerces. Assim, apesar de condenar a velha escola, apesar de alimentar contra ela um ódio absolutamente legítimo e necessário, apesar de apreciar o desejo de a destruir, devemos compreender que há que substituir a antiga escola livresca (a do ensino mnemônico) e o anterior adestramento autoritário, pela arte de assimilar toda a súmula dos conhecimentos humanos e de assimilá-los de modo que o comunismo seja, para vocês, não algo aprendido de cor, mas sim algo pensado por vocês próprios e cujas conclusões se impõem sobre o ponto de vista da educação moderna. Deste modo se devem expor as tarefas fundamentais, quando se fala de aprender o comunismo.A divisão entre teoria e prática
A velha escola
A disciplina consciente